Conheça a Vida
Nosso fundador
Importante expoente do ambientalismo brasileiro e internacional, José Antonio Lutzenberger trabalhou durante mais de 15 anos em diferentes países como executivo de uma indústria química multinacional, antes de dedicar-se à reversão do impacto da atividade industrial sobre o ambiente.
Formado em agronomia e ciências naturais, Lutzenberger destacou-se por sua capacidade de encontrar soluções práticas e viáveis para problemas ambientais e por seu corajoso e incansável engajamento ecológico.
Seu legado inclui a empresa VIDA e a Fundação Gaia, que promovem desenvolvimento sustentável em base de uma nova ética gaiana, isto é, holística, ecológica.
É graças à visão de homens como Lutzenberger que a consciência ecológica está hoje em pauta em todo o mundo.
"O Homem precisa reaprender a olhar a natureza. É possível conviver com o progresso e a produção em larga escala sem sacrificar a qualidade de vida."
José Antônio Lutzenberger
1926-2002
História
Nossa empresa nasceu da vontade de Lutzenberger de promover ações concretas, trazendo o discurso ecológico à prática.
Criada em 1979 a VIDA iniciou suas atividades transformando cascas de acácia provenientes da indústria de tanino em fertilizante.
Naquele ano Lutzenberger fundou ainda a Tecnologia Convivial - Consultores em Desenvolvimento Ecológico Ltda., através da qual se dedicou a consultorias para indústrias e trabalhos de paisagismo e tratamento de efluentes.
Outro destaque da década de 80 foram as atividades junto ao setor coureiro-calçadista, consultorias que promoveram mudanças nos processos industriais resultando em melhor aproveitamento de insumos e reciclagem de material orgânico.
Visando reverter o conflito com o movimento ecológico gaúcho, a fábrica de celulose Riocell, localizada em frente a Porto Alegre, investiu fortemente na redução dos impactos ambientais. O empenho e investimento financeiro impressionaram Lutzenberger, que passou a acompanhar a empresa de perto. Mais tarde ele se tornou consultor daquela indústria, dedicando-se inicialmente à implantação de um parque ecológico na área aterrada para a instalação do tratamento de efluentes. Ao mesmo tempo pesquisava a utilização de seus resíduos, especialmente o lodo e os resíduos calcáreos.
Da consultoria à prestação de serviços e fabricação de produtos, a empresa foi se estruturando com técnicos, funcionários, equipamentos.
Nos anos 90 as empresas Convivial e Vida se uniram, somando forças. Hoje a equipe da Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico dedica-se ao desafio de seguir os passos de seu fundador, sempre empenhada em ampliar seus horizontes.
Missão
Nosso negócio é promover desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável, ambientalmente correto e que perdure indefinidamente.
Nossa missão é buscar soluções para demandas ambientais através de consultoria, execução de serviços, indústria e comércio de produtos, com o objetivo de contribuir globalmente para a melhoria e sustentabilidade da qualidade de vida.
Nossa visão
Um dos postulados básicos do pensamento econômico da sociedade industrial é a imagem de um fluxo unidirecional, com duas extremidades infinitas: recursos infinitos em uma das pontas e um depósito, de dimensões infinitas também, para receber todo tipo de resíduos no outro extremo.
Esta é a razão pela qual atualmente não se considera errado consumir indefinidamente nossos recursos não renováveis e produzir sempre mais resíduos. Encontramo-nos numa situação absurda no mundo hoje: centenas de milhares de hectares de solos produtivos são sistematicamente degradados enquanto indústrias e municípios desperdiçam centenas de milhares de toneladas de matéria orgânica.
Esse material deveria retornar aos solos, de onde originalmente provém, mas, ao contrário, é tido como lixo, sujeira, enfim, como um material que precisamos descartar. Os ciclos naturais precisam novamente ser fechados, se quisermos praticar desenvolvimento ecologicamente sustentável.
Quando surge um problema de resíduo não nos perguntamos como podemos nos livrar ou esconder essa sujeira, mas como reconduzi-lo a um ciclo natural ou industrial.
Dentro desta concepção promovemos o gerenciamento de resíduos fábrica adentro, atingindo os setores onde resíduos e efluentes são gerados. Separando-os convenientemente evitamos as misturas indesejáveis.
Em decorrência do reaproveitamento de resíduos a VIDA desenvolve produtos agrícolas e fornece matérias primas e insumos para indústrias de diversos setores.
No paisagismo buscamos um diálogo com a situação existente, promovendo um trabalho evolutivo e o mais natural possível, que não só propicia o ressurgimento da flora nativa, mas também estabelece nichos para a fauna.
A educação ambiental promove nova percepção do mundo: holística, sistêmica, ecológica. Através da participação da iniciativa privada na comunidade desenvolve-se a cidadania ambiental sensibilizando e orientando para atitudes coerentes com o desenvolvimento sustentável.
A partir de um pensar global e de um agir local buscamos uma melhor qualidade de vida e do ambiente.